quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Cuidado com os olhos azuis

Você pode achar que está vendo uma história de zumbis. Ou talvez, uma repaginada do enredo da trajetória de um anel poderoso, ou quem sabe de uma terra distante que tem entrada por um guarda roupa? 

Pode ser tudo isso, mas na verdade estamos falando de Game of Thrones. A história dos sete reinos de Westeros, que tem dragões, que tem belas paisagens, muitos personagens, muitoooo personagens, (o principal é a própria morte) e mistérios.

A série produzida pela HBO é uma adaptação dos livros, de sucesso demorado (o primeiro livro foi lançado em 1996) do roteirista por profissão George R.R. Martin. A saga das crônicas de Gelo e Fogo (nome original) ganhou prêmios antes de estourar na TV.

Com capítulos exclusivos para personagens, George vai descortinando as terras imaginadas por ele. Isso, com toda a certeza, deixou a construção da série muito mais rica e como consequência o sucesso crescente e estrondoso que conquistou durante as 4 temporadas que foram ao ar.

As locações, figurinos, personagens seguem fielmente, tanto quanto possível, o que está nos livros. Game of Thrones (título do primeiro livro) é a história do Trono de Ferro e o que as pessoas são capazes de fazer para conquista-lo. Numa época antiga, de costumes primários e que a honra e poder estão acima de qualquer outra coisa.

A adaptação para TV obviamente mudou algumas coisas (tendo umas que eu, particularmente achei desnecessário) ignorou alguns personagens e até criou outros. Encontrou lugares magníficos para locações e um elenco de peso.

Os sete reinos devem obediência ao rei que fica em Porto Real, sendo que cada canto desses 7 reinos tem seus senhores que são autoridade naquela região. (Lembram das aulas de História que explicavam sobre feudalismo? Pois é, o sistema é esse mesmo).

A paz desse grande reino foi embora quando o príncipe resolveu tomar para si uma donzela prometida a outro nobre. O homem lesado não se conforma e começa a cassada por sua amada e como consequência desse ato, temos guerra, massacre da família real e um novo dono do trono de ferro, o homem traído.

Esse homem é Robert Baratheon, que mais tarde vamos descobrindo que foi um homem traído a vida inteira. Sua amada "roubada" foi Lyanna Stark, morta durante a batalha. A partir dai muitas coisas acontecem, muitas profecias são feitas e muitas teorias são conspiradas.

Sabemos que o melhor amigo de Robert, irmão de Lyanna, Eddard Stark, é um homem de muita honra, mas que apareceu com um filho bastardo, o que sua esposa nunca perdoou completamente. Jon, o garoto que nunca conheceu a mãe, tenta ao máximo não decepcionar o pai e descobrir suas origens. Fato nunca alcançado. Logo no início da história fica órfão do pai, que saiu de seu frio castelo no Norte para tentar descobrir como seu cunhado, o então conselheiro do Rei (famoso Mão do Rei) havia sido morto. Eddard tem o mesmo fim, só que degolado acusado de traição, o que todo mundo sabe, é mentira.

A armação é toda criada pela verdadeira traidora, Cersei Lannister, a rainha, que tem três filhos com o próprio irmão gêmeo. A morte do senhor de Winterffil (ou senhor do norte) e do rei, porque sim, Robert também é "morto", por mais que as aparências enganem, desencadeia uma série de acontecimentos, a maioria trágicos, que mudará todo o cenário dos Setes Reinos. 

Muitas famílias resolvem revendicar o trono, por acreditarem com são os merecedores, cada um com seus motivos. E nesse desenrolar que temos personagens marcantes como Tyron, Arya, Jon, Brienne, Jaime, Mindinho, Daenerys... Fora fatos e histórias, aparentemente paralelas, que ajudam a desvendar, ou dão a ilusão que ajudam, mistérios, como quem é a mãe de Jon Snow e se seu pai era realmente Eddard Stark.

Ainda temos dragões, homens "mágicos", como o que ajuda Arya na sua fuga sem fim, e homens brancos, ou caminhantes brancos (zumbis!) que voltam da morte com seus olhos azuis em busca de mais vítimas, colocando todo o reino em risco, tanto que até aqueles que se dizem o povo livre, quer se proteger nas asas do rei dos setes reinos.

Game of Thrones é uma série rica em seus detalhes, que as vezes pesa a mão no sangue e no sexo e (talvez por isso) possuidora da maior audiência da HBO. É também detentora de grandes prêmios, como Emmy's.

A história dos setes reinos é grande e ainda nem tem um fim, George ainda está escrevendo o sexto, de sete livros prometidos. O negócio é ter paciência. Enquanto o livro não vem, a HBO já está começando as gravações da 5 temporada, baseadas no livro quatro e quem sabe no quinto também. A expectativa de estréia é para o primeiro semestre de 2015.

Segurem suas espadas, se esquentem com um bom vinho de Dorne e se preparem, o inverno está chegando e no jogo dos tronos, ou você ganha ou você morre


Nenhum comentário:

Postar um comentário